top of page

taccato

Do mito à música

  • Writer: staccato
    staccato
  • Oct 17, 2019
  • 2 min read

Dobrámos o Bojador, passámos o Cabo das Tormentas. Navegámos por mares e oceanos. Fomos donos de metade do mundo. Famílias foram separadas, mulheres ficaram viúvas. Muitos homens partiram, nem todos regressaram. Falamos de uma época de glória e saudade para o povo português, num tempo em que não havia GPS para nos indicar o caminho ou Whatsapp para dizer à família que estamos bem.


Quem nunca cantou a plenos pulmões o “Homem do Leme” dos intemporais Xutos & Pontapés? Começamos por aqui, por uma música que espelha um pouco daquilo que é a nossa história, homenageia todos os “homens do leme”, os que nada temeram, os que perderam a vida pelos mares fora e lutaram contra todos os medos e mitos.




E de que mitos falamos relativos aos Descobrimentos? Falamos de todas as lendas sobre o mundo desconhecido a sul do Cabo Bojador, por exemplo. Porque ainda hoje temos medo do que não conhecemos, também os nossos navegadores receavam e teorizavam sobre tudo o que se passava nesses lugares “nunca dantes navegados”. A verdade é que várias foram as tentativas falhadas e as naus destruídas naquele local. Tudo fazia crer que, de facto, existia um Adamastor que os impedia de seguir o seu caminho, até ao dia em que os navegadores portugueses provaram o contrário e passaram o, agora, Cabo da Boa Esperança.


Também já todos dançámos ao som das conquistas portuguesas com os DaVinci. “Conquistador” faz-nos bater o pezinho e abanar a cabeça em jeito de celebração da glória portuguesa dos séculos XV e XVI em que demos a conhecer o mundo ao mundo. E porque não há época de tanta glória e tanta saudade na história do nosso país como essa, os Amor Electro cantam o nosso “Mar Salgado”. Um mar que é tão nosso, um símbolo do nosso país que tantos impediu de regressar, mas que tantas conquistas nos permitiu.


É aqui que a música e a História se cruzam. O poder da música também é este. Fazer-nos cantar, dançar, sorrir, chorar. Retratar uma época, um povo. Contar uma história que nos une a todos.


E tu? Que outros mitos da música conheces?




Beatriz Duarte, Catarina Cascabulho, Inês Ferreira & Inês Mestre

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
  • Instagram
Copyright © 2019 Staccato
bottom of page